ARQUIVO NOTÍCIAS

2013
2012
2011

sábado, 31 de agosto de 2013

AngraBasket aposta no mercado açoriano...

 

A equipa Terceirense do AngraBasket, vai apostar essencialmente nos jogadores açorianos. Em relação à época passada, continuam no clube os seguintes jogadores: Ricardo Mendes, Diogo Câmara, Hugo Pola, César Cunha, Cristiano Sousa, Milton Moreira e Marcelo Cardoso. Quanto a reforços, são os seguintes atletas, todos provenientes de equipas açorianas: Rodrigo Garcia (ex. TAC), Libânio Massinga (ex. TAC), Rui Almeida (ex. TAC) e Diogo Soares (ex. Terceira Basket). O clube informou ainda que vai contratar mais um jogador, que poderá ser português  ou um norte-americano. O clube continua em conversações com o treinador João Ávila, com qual ainda não tinha chegado a acordo.

União Sportiva assegura várias continuidades...

 

A equipa micaelense do União Sportiva, que esta época se estreia na Liga Feminina, garantiu a continuidade das seguintes atletas: Beatriz Ledo, Cláudia Meireles, Clara Rodrigues, Sofia Meireles, Ana Ben David, Viviana Vieira, Isabel Raposo, Sara Rego, Raquel Rodrigues e Andréa Santos. De saída da equipa estão Eliana Costa que regressa à Ilha Terceira após concluir o curso, e vai representar o Boa Viagem, Maria Ferreira, Isabel Silva (Sporting (?)) e Joana Vieira (?), que vão seguir o seu percurso académico fora da Região, Gilmara Amaral e Lidiane Assis (Rio Claro) que regressaram ao Brasil. Reforçam a equipa Rita Santos (sub-19-1ªépoca), Mónica Almeida (ex. Esgueira e que se encontra a estudar em São Miguel), Sílvia Fortunato (ex. Dolphins Bielefeld - Alemanha) e Maria Martins (ex. AJCOD). Em breve serão anunciadas as duas estrangeira da equipa. A equipa continuará a se orientada por João Santos e Ricardo Botelho.

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Manolo Povea novo treinador do Algés...

 

Está de regresso a Portugal o treinador espanhol Manolo Povea, para orientar o Algés campeão nacional da Liga Feminina. Povea que em Portugal treinou Lusitânia (vencedor da Taça da Liga), Ovarense (campeão nacional) e CB Penafiel (finalista da Taça de Portugal).

Sónia Reis reforça Lombos...

 

Sónia Reis é a senhora que se segue nos regressos ao Basquetebol português. A internacional portuguesa que tem sido afetada por uma lesão no joelho nos últimos tempos, vai reforça a equipa da Quinta dos Lombos. José Leite, que continua a orientar a equipa de Carcavelos, a recrutar dois reforços de grande qualidade (Mery e Sónia).

Boa Viagem reforça-se...

 

A equipa terceirense do Boa Viagem, contratou a jogadora interior Eetisha Riddle, que esteve na última temporada a recuperar de uma lesão contraída em 2012 ao serviço da equipa espanhola Irlandesas Leio da Liga Feminina 2. Quem está de regresso ao Boa Viagem, é Eliana Costa, que na temporada passada se sagrou Campeã Nacional da 1ªDivisão Feminina, ao serviço do União Sportiva. Quem também continuará a representar a equipa terceirense é a atleta americana Jasmine Croy, que na temporada passada substituiu Corin Adams.

Vagos assegura continuidade de 7 atletas...

 

A equipa do Vagos, que será orientada por João Janeiro, assegurou a continuidade das seguintes atletas: Ana Teixeira, Joana Jesus, Inês Pinto, Carolina Anacleto, Sara Dias, Daniela Domingues e Joana Fernandes.

TRANSFERÊNCIAS

Já está disponível o quadro de transferências da Liga Masculina, referente à época 2013/2014 (entrar no logo das transferências - topo da página). Para que estes quadros estejam sempre atualizados, agradecemos a quem tenha novidades de entradas, saídas ou permanências, o favor de comunicar:

jtsantos@basketotal.com ou geral@basketotal.com

ou mfsports.miguel@basketotal.com

Aproveitamos para informar que já se encontrma disponíveis os calendários da Liga Masculina e da Proliga (entrar pelos símbolos da competição no topo do site). Pode nos seguir também no Facebook.

Nota: qualquer transferência aqui anunciada, carece sempre de confirmação por parte dos respetivos clubes.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Mais reforços para o Galitos...

 

Danilson Vieira (ex. Algés) e André Clérigo (ex. Belenenses), também vão reforçar o Galitos do Barreiro, que também vai manter António Tavares. A equipa do Barreiro irá continuar a ser orientada por António Paulo.

Novidades Liga Feminina...

 

Mery Andrade está de regresso a Portugal, para representar a Quinta dos Lombos. É o regresso de uma das melhores jogadoras portuguesas após 14 anos a jogar no estrangeiro. Quem está também de regresso ao basquetebol português é Tamara Milovac que vai representar o Boa Viagem. Tamara irá assim jogar com a irmã Tatjana. Ainda na na equipa da Terceira, há registar a contratação de Ana Paula Silva (ex. Juvemaia). A equipa terceirense que continuará a ser orientada por Marcos Couto, vai manter no seu plantel, além de Tatjana Milovac, como já foi referido anteriormente, Célia Simões e Bárbara Silva. Os regressos aos Basquetebol português poderão não ficar por aqui, aguardemos novidades nos próximos dias. Pode consultar o calendário provisório, que apenas sofreu alteração nas possíveis datas em relação ao calendário de ontem AQUI.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

1ª jornada Liga Feminina...

 

Aqui fica a primeira jornada da Liga Feminina, a destacar o encontro entre o Campeão Nacional Algés e o Olivais. Já as duas equipas que subiram à Liga, GDEMAM e União Sportiva, vão começar a época como terminaram a anterior, isto é, a jogarem entre si. Nesta jornada folga o Vagos. Pode consultar o calendário provisório AQUI.

Campeonato da Liga Feminina

12 de outubro de 2013

00:00

Qta dos Lombos

-

Boa Viagem

1ªjornada

00:00

GDEMAM

-

União Sportiva

1ªjornada

00:00

Algés

-

Olivais

1ªjornada

00:00

GDESSA

-

Torres Novas

1ªjornada

00:00

Lousada

-

CAB

1ªjornada

00:00

Vagos - Folga

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Taça Vítor Hugo...

 

Aqui fica o calendário da Taça Vítor Hugo, sendo que as equipas ficaram agrupadas da seguinte forma, Grupo A: Vagos, CAB e Lousada (Pavilhão Municipal de Lousada); Grupo B: Torres Novas, Olivais e União Sportiva (Pavilhão Eng. Augusto Correia - Coimbra); Grupo C: Boa Viagem e GDESSA (Pavilhão Mun. Luís Carvalho - Barreiro); Grupo D: Algés, Qta dos Lombos e GDEMAM (Pavilhão Mun. Casal de Cambra - Sintra).

27 de setembro de 2013 - 1ªJornada

21:30

Lousada

-

Vagos

Grupo A

21:00

Olivais

-

Torres Novas

Grupo B

21:00

GDEMAM

-

Algés

Grupo D

28 de setembro de 2013 - 2ªJornada

16:30

Vagos

-

CAB

Grupo A

17:00

Torres Novas

-

União Sportiva

Grupo B

17:00

GDESSA

-

Boa Viagem

Grupo C

17:00

Algés

-

Qta dos Lombos

Grupo D

29 de setembro de 2013 - 3ªJornada

15:30

CAB

-

Lousada

Grupo A

17:00

União Sportiva

-

Olivais

Grupo B

17:00

Qta dos Lombos

-

GDEMAM

Grupo D

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Portugal fantástico...

 

A Seleção Nacional de Sub-18 feminina venceu, a Grécia, por 69-56, no jogo de atribuição dos 9º e 10º lugares, do Campeonato da Europa que decorreu na Croácia. Com uma segunda parte de grane nível (23-10 e 19-8, nos 3º e 4º períodos, respetivamente), Portugal bateu uma seleção que tinha ganho à equipa portuguesa na 1ª fase deste Europeu, alcançando a melhor classificação de sempre na Divisão A, de uma Campeonato da Europa. Maria Kostourkova com mais um duplo-duplo (15 pontos e 11 ressaltos), Joana Cortinhas (22 pontos), Sofia Pinheiro (10) e Chelsea Guimarães (8 ressaltos), foram as grande figuras desta jovem Seleção Nacional.

in record

Coejo segue para Espanha...

 

O espanhol Jose Manuel Coejo, que representou o CAB Madeira na última temporada, vai jogar nos espanhóis Logrono (LEB Oro). Coejo que na época passada em 27 jogos, obteve médias de 11,1 pontos por jogo e 5,4 ressaltos.

domingo, 25 de agosto de 2013

Portugal continua vencer...

 

A Seleção Nacional de Sub-18 feminina venceu, em VinKovci (Croácia), a República Checa, por 67-70 e vai, defrontar a Grécia, para os 9º e 10º lugares do Campeonato da Europa. Já com a manutenção na Divisão A da Europa garantida, após o triunfo sobre a Croácia, Portugal tenta agora alcançar a melhor classificação de sempre num Europeu da categoria. Maria Kostourkova, com um duplo-duplo (11 pontos e 12 ressaltos), Sofia Pinheiro (16 pontos) e Joana Cortinhas (12 pontos) estiveram em destaque na equipa portuguesa.

in record

sábado, 24 de agosto de 2013

Portugal mantém-se na Divisão A...

 

A Seleção Nacional de sub-18 feminina garantiu sexta-feira a permanência na Divisão A do Europeu do escalão, ao vencer a Croácia, por 73-66. Antes de festejar este importante sucesso, a equipa nacional precisou recorrer a um prolongamento para levar de vencida a seleção anfitriã desta competição, uma vez que no final do tempo regulamentar registava-se uma igualdade a 62. Sofia Pinheiro (16 pontos), Maria Kostourkova (16 pontos e 8 ressaltos), Laura Ferreira (14 pontos e 6 ressaltos), Josephine Filipe (11 pontos e ressaltos) e Joana Soeiro (6 assistências) estiveram em evidência na equipa portuguesa.

in record

Jacinto substitui Norberto...

 

Jacinto Silva vai orientar a equipa da Académica, substituindo no cargo Noberto Alves. Na Académica também está confirmada a permanência de Fernando Sousa, Bruno Costa e Pedro Rebelo. De saída está João Balseiro, que vai reforçar o Vitória de Guimarães.

Quintela reforça Maia Basket...


Erik Quintela de 22 anos, fará também parte do plantel do Maia Basket para a próxima época, sendo o 2º reforço para a equipa maiata que disputará a LPB. Erik é um jovem base com 1,84m de altura, natural da cidade de Lugo (Galiza, Espanha), tendo feito a sua formação no CB Cidade de Lugo, de onde saiu para ingressar o Club Estudiantes Lugo de 2009/10 a 2011/12, competindo na Liga EBA. No último ano, Erik Quintela representou o Club Baloncesto Breogan, disputando a competitiva LEB Ouro (segunda principal liga espanhola), onde teve pouco tempo de jogo. No entanto, na época anterior (2011/12), ainda ao serviço do Club Estudiantes Lugo na Liga EBA, contabilizou médias de 10,8 pontos, 3,5 ressaltos, 2,8 assistências, 2,4 roubos de bola e 12,1 pontos de MVP em cerca de 25 minutos de jogo.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Thomas reforça Benfica...

 

Jobey Thomas é o mais recente reforço da equipa de basquetebol do Benfica para a temporada 2013/2014. O base/extremo norte-americano tem 33 anos, 1,94 metros e chega à Luz vindo do Campeonato Italiano, mais concretamente do Basket Barcellona. Nascido Nacarolina do Norte, Jobey Thomas fez toda a sua carreira profissional na Europa. É caracterizado como um bom lançador, nomeadamente ao nível dos lançamentos de longa distância. Na última temporda registou uma média superior a 15 pontos por jogo. Em 2002/2003 jogou em Portugal, mais concretamente no Clube Basket de Queluz.

Pedro Silva regressa...

 

Segundo o site eurobasket.com, Pedro Silva (ex. Mondorf), está de regresso a Portugal e para representar de novo o BC Barcelos. Pedro Silva irá juntar assim aos seguintes atletas que transitam da época passada: Nuno Oliveira, Carlos Fechas, Rui Coelho, Bartolo Dias, Ricardo Coelho, André Silva e António Pedro.

Lima e Coelho continuam...

 

Fábio Lima e Jorge Coelho, segundo informação cedida pelo site eurobasket.com, irão continuar a representar o CAB Madeira. Equipa madeirense que continua a ser orientada por João Freitas.

Federação informa...

 

A Federação Portuguesa de Basquetebol informou, que afinal a Taça de Portugal será de disputa obrigatória também para os clubes das ilhas. Informou ainda que devido à não participação do Montijo, e como não foi encontrado nenhum clube substituto, a Liga Feminina terá  a participação de 11 equipas.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Oliveirense mais um reforço...

 

Mohamed Camará é novo reforço da Oliveirense. Apesar de ter sido apontado como reforço do Algés pelo site eurobasket.com (o que nos levou também a dar essa informação), o jogador vai jogar na equipa de Oliveira de Azeméis. Mohamed que nas últimas quatro temporadas representou a equipa terceirense do Lusitânia, tendo sido campeão da Proliga, ao serviço dos açorianos. Deixamos AQUI o LINK de uma reportagem referente à época 2009/2010, do play-off entre o Lusitânia-Galitos, onde o Mohamed Camará faz um afundanço fantástico (carregar na frase).

Calabote continua no Sampaense...

 

Segundo o Jornal ABOLA, José Calabote continuará a orientar a equipa do Sampaense. O mesmo jornal, anuncia ainda as contratações de Joel Almeida (ex. Guimarães) e Amarildo Matos (ex. Desportivo de Maputo).

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Oliveirense contrata João Soares...

 

A Oliveirense anunciou a contratação de João Soares (ex. Planasa Navarra). João Soares que foi formado na Ovarense, antes de ter a sua primeira aventura no estrangeiro, mais concretamente na Sérvia, posteriormente regressou ao Porto, onde esteve 3 épocas, sendo que na última época esteve em Espanha. A equipa de Oliveira de Azeméis, anunciou também a renovação de André Carvalho, Rui França e Nélson Costa.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Augusto reforça Lusitânia...

 

O Lusitânia Expert informou que chegou a acordo com o atleta Augusto Matos, internacional por Moçambique para representar o o clube terceirense na época 2013/2014, Augusto Matos tem 1,86 m já atuou em Portugal na época 2011/2012 então ao serviço do Barcelos. Na última temporada jogou em Moçambique, tendo representado o Desportivo de Maputo. Augusto joga na posição 3, na época em Portugal o atleta teve as seguintes médias em 16 jogos realizados: 12.1 pontos por jogo, 2.4 ressaltos por jogo, 0.8 assistências por jogo,1.5 roubos de bola, percentagens de lançamento: 2 pts: 40.9%, 3 pts: 25% e LL: 75.8%.O atleta encontra-se presentemente com a Seleção Nacional de Moçambique que partiu ontem para Espanha, onde vai, durante pouco menos de duas semanas, cumprir um estágio pré-competitivo tendo em vista a sua participação no Afrobasket da Costa do Marfim, de 21 a 30 do mês em curso.

Freitas continua no CAB...

 

O treinador João Freitas irá liderar a equipa técnica dos seniores masculinos do CAB na época 2013-2014. O treinador e o clube chegaram a um entendimento que irá prolongar o vínculo contratual entre as duas partes por mais uma época desportiva. João Freitas assumirá também a coordenação da formação do clube.

Mais uma renovação na Oliveirense...

 

A Oliveirense continua no processo de renovações, e depois de já ter anunciado a continuidade no clube dos atletas: João Barbosa, João Reveles, André Pereira, Carlos Resende e Renato Azevedo. Agora foi a vez de João Abreu ter chegado a acordo com a equipa de Oliveira de Azeméis, que vai ser orientada por Rui Alves.

João Santos pondera abandono...

(notícia Jornal record)

É um dos melhores jogadores portugueses da atualidade, um lançador exímio, mas corre o risco de abandonar a modalidade... por falta de clube! Aos 34 anos João Santos vê-se numa situação deveras complicada, como o próprio admitiu ao nosso jornal. “Não tive qualquer convite e não sei se será possível continuar a jogar”, lamentou o jogador, sem querer alongar-se muito mais sobre o assunto.O extremo, que chegou a passar pela universidade de Nevada, nos EUA, pelo Panionios da Grécia, pelo Valladolid de Espanha e pelo Benfica, foi apanhado na turbulência provocada pelo fim da equipa sénior do FCPorto. João Santos (que se transferira do Benfica para o Dragão) tinha contrato e ficou praticamente toda a época passada inativo. Acabou por jogar os últimos meses da temporada na Física (treinada pelo búlgaro Ivan Kostourkov, adjunto de Mário Palma na Seleção Nacional), de modo a manter-se apto para os compromissos de Portugal no apuramento para o Campeonato da Europa de 2015. Mas os encontros da Seleção já terminaram e o jogador continua sem receber qualquer proposta. Isto numa altura em que a maioria dos clubes nacionais passam por enormes dificuldades financeiras...João Santos não sabe se vai representar algum clube na próxima temporada, mas garantida está já a despedida da Seleção. O jogador integrou a equipa que disputou a primeira fase de apuramento para o Eurobasket’2015 – Portugal acabou por não conseguir carimbar o passaporte, podendo no entanto fazê-lo no próximo ano, durante a normal fase de qualificação – mas já avisou Mário Palma que não pretende voltar a vestir as cores de Portugal. “Foi o meu último jogo pela Seleção Nacional”, conta o extremo, referindo-se à derrota de anteontem, na Holanda. “Chegou a altura de fechar o capítulo. A equipa tem jogadores jovens com muita qualidade e é preciso dar-lhes oportunidades", acrescentou. Segundo o nosso jornal apurou, João Santos não deverá ser o único a despedir-se da equipa das quinas. Carlos Andrade e Miguel Miranda estarão igualmente a ponderar o adeus à Seleção Nacional.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Beira-Mar deixa de ter equipa sénior...

 

A Secção de Basquetebol do Beira-Mar emitiu o seguinte comunicado:

secção de basquetebol, em conjunto com a direção do clube, vem por este meio comunicar que decidiu suspender a inscrição da equipa sénior masculina nos campeonato nacionais de 2013/2014. esta decisão tem em vista a estabilização e consolidação da situação financeira da secção dando total prioridade ao seu projeto de formação. Não estando reunidas as condições de sustentabilidade para continuidade do escalão, salvaguardando desta forma a viabilidade da própria secção, reforçando as condições da prática desportiva dos nossos atletas mais jovens. A secção agradece a competência e empenho demonstrados pelo até aqui treinador da equipa Renato Soares e restantes elementos da equipa técnica. Aos atletas da equipa, em particular aos que nos acompanham há mais tempo, deixamos o nosso agradecimento pela dedicação à camisola do clube e a promessa que tudo iremos fazer para promover o regresso da equipa com maior brevidade. Temos a clara noção das implicações desta decisão, mas acreditamos que a mesma contrinuirá para um futuro cada vez mas forte do basquetebol do S.C. Beira-Mar. Face À inevitabilidade da presente decisão, e tendo a mesma sido tomada já depois de assumidos alguns compromissos, a secção de basquetebol irá igualmente proceder à redefinição do seu organigrama, que será dado a conhecer até ao início da época desportiva.

sábado, 17 de agosto de 2013

Campbell reforça Lusitânia...

 

O Lusitânia Expert informou que chegou a acordo com o atleta norte americano Zane Campbell para representar o clube terceirense na época 2013/2014. Zane Campbell de 2.03 m, joga na posição 4 e vem da universidade de Alabama in Huntsville (NCAA) , onde na época transata teve as seguintes médias em 31 jogos realizados: 12.6 pontos por jogo, 6.1 ressaltos por jogo, 2.2 assistencias por jogo, 0.4 roubos de bola, percentagens de lançamento: 2 pts: 54.7%, 3 pts: 31,9% e LL: 68.2%

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Montijo não participa na Liga...

 

 

A equipa do Montijo, foi afastada da participação da Liga Feminina, por incumprimento do pagamento das arbitragens e inscrições referentes à época transata. As equipas do Académico e Ovarense, que desceram à 1ªDivisão, foram convidados a ocupar o lugar, mas recusaram o convite. Tal como Benfica, campeão da 2ª Divisão, também foi convidado, mas também recusou.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Jordan reforça Lusitânia...

 

O Lusitânia Expert informou que chegou a acordo com o atleta norte americano Jordan Butts para representar o clube terceirense na época 2013/2014. Jordan Butts de 1.86 m, joga na posição de base e vem do Belhaven College, onde na época transata teve as seguintes médias em 30 jogos realizados: 16.5 pontos por jogo, 4.1 ressaltos por jogo, 2.9 assistencias por jogo, 1.3 roubos de bola, percentagens de lançamento: 2 pts: 36.1%, 3 pts: 33.6% e LL: 72.7%.

André Pinto regressa...

 

André Pinto (ex. CAB), está de regresso a Ovar, após uma época na equipa madeirense do CAB.

Illiabum reforça-se...

 

O Illiabum que vai ser orientado pelo ex. internacional português Pedro Nuno, vai reforçar a sua equipa com Jaime Silva (ex. CAB) e Mário Gonçalves (ex. Ovarense).

Dragon Force reforça-se...

 

Dragon Force, após reforçar a equipa com André Bessa e Miguel Queiroz, agora a é a vez de Ferrán Ventura (ex. CB Cornella) e João Ribeiro (ex. Benfica) de serem anunciados como reforços.

André Miguens no Eléctrico...

 

André Miguens (ex. Benfica), está de regresso ao Eléctrico, após 4 temporadas a representar a equipa do Benfica.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Renovações na Oliveirense...

 

A Oliveirense que está de regresso ao patamar mais alto do basquetebol português, anunciou a renovações dos seguintes atletas: João Barbosa, João Reveles, André Pereira, Carlos Resende e Renato Azevedo.

Plantel do Esgueira...

 

A equipa do Esgueira, que volta esta temporada a competir na Proliga, vai manter no seu plantel os seguintes jogadores: Ricardo Costa, João Campos, Pedro Moisés, Pedro Morgado Hugo Assunção, António Gaioso, João Almeida, Francisco Mota, João Carvalho e Jaime Verde. A estes juntam-se, Samuel Lóio (ex. Beira-Mar), João Rosado (ex. Lousanense) e Djenaten Cuma (ex. sub-18). A equipa continua a ser orientada por Pedro Costa.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Portugal de Prata...

Portugal não conseguiu o tão almejado título e perdeu a Final com uma forte equipa Sérvia que conseguiu ter armas para contrariar os muitos argumentos da equipa portuguesa (58-54). A derrota não tira o mérito de uma competição fantástica das jovens guerreiras lusas que estão na Divisão A e que, além de terem duas jogadoras no 5 ideal da prova – Carolina Bernardeco e Maria Kostourkova – viram a número 12 portuguesa ser também a MVP do europeu. Mais uma vez, não podemos deixar de falar no ambiente arrepiante que rodeou a competição e apoiou incessantemente a selecção portuguesa, com o público a encher as bancadas dia após dia, e hoje a registar uma enchente inédita de mais de 3500 pessoas no pavilhão. Caiu o pano sobre a competição e, apesar de não ter levantado a taça, Portugal venceu dentro e fora do campo, com qualidade na equipa e uma organização que mereceu rasgados elogios de todos os participantes e da FIBA Europa. A todos o nosso muito obrigado. No jogo que decidia a última vaga na subida à Divisão A e a medalha de bronze e, num duelo entre equipas nórdicas, foi favorável à Dinamarca que bateu a Finlândia num jogo equilibrado mas que as dinamarquesas souberam vencer com um bom último quarto – 76-67. O dia começou com os jogos de escalonamento que ordenaram a classificação Final. À medida que o dia ia avançando iam-se conhecendo as posições finais de cada equipa. Nos dois primeiros jogos da manhã a Inglaterra bateu a Bielorrússia por um ponto (47-46) e garantiu a 7ª posição. Decididos ficaram também os 3 últimos lugares da tabela com a Irlanda a conseguir a sua segunda vitória sobre a Noruega (45-65), única equipa que terminou o torneio sem saborear o triunfo. Seguiu-se o duelo pelo 5º posto. A Polónia triunfou sobre uma aguerrida equipa de Israel (52-56) que assim ficou no 6º lugar. Na luta entre o 12º e o 14º foram as alemãs que levaram a melhor, batendo a Roménia (61-46). Assim sendo, Alemanha foi 12ª classificada, Suiça a 13ª e a Roménia 14ª. Era um jogo de nervos e isso mesmo refletiu-se no primeiro período com ambas as equipas a terem dificuldades em encontrar o seu jogo. Foi Portugal que primeiro assentou e logo conseguiu uma vantagem de meia dúzia de pontos que se viria a cifrar no final do 1º período – 8-14. As sérvias demoraram a reagir mas quando o fizeram conseguiram empatar à passagem dos 16 minutos e meio e chegaram a passar para a frente. Ao intervalo Portugal ainda conseguia estar na frente – 24-25. O segundo período foi jogado numa toada de equilíbrio mas o tiro exterior de Portugal teimava em não entrar e dificultava a tarefa ofensiva das jovens lusas que, apesar de tudo, conseguiam estar na discussão do marcador apesar da sérvia assumir a liderança à entrada do decisivo quarto (41-37). Portugal arregaçou as mangas mas as jogadoras sérvias estavam em dia de acerto e, quer através de triplos quer através de penetrações bem sucedidas iam mantendo a liderança. Um triplo de Maianca ainda deu esperança às cores portuguesas mas não deu para chegar ao tão desejado título.

Classificação Final 

1º Sérvia 
2º Portugal 
3º Dinamarca 
4º Finlândia 
5º Polónia 
6º Israel 
7º Inglaterra 
8º Bielorrússia 
9º Eslovénia 
10ºLuxemburgo 
11º Ucrânia 
12º Alemanha 
13º Suíça 
14º Roménia 
15º Irlanda 
16º Estónia 

17º No

in fpb

domingo, 11 de agosto de 2013

Portugal sobe à divisão A...

O CDC de Matosinhos encheu-se mais uma vez e assistiu a uma noite inesquecível de basquetebol num pavilhão simplesmente ao rubro. PORTUGAL ESTÁ NA DIVISÃO A e na FINAL! Foi mais uma magnifica exibição da seleção nacional e um dia que todos os que assistiram irão recordar por muito tempo. A Finlândia ainda dificultou nos primeiros 15 minutos, altura em que Portugal arrancou para um claro triunfo (71-47) e para a desejada festa que contou com Ticha Penicheiro, a melhor jogadora portuguesa de todos os tempos, que assistiu à partida e celebrou o feito com as jovens guerreiras lusas. Entretanto, na outra meia-final, a Sérvia também não deu qualquer hipótese à Dinamarca e desde cedo marcou a sua superioridade e garantiu o seu lugar na Final e na Divisão A. O resultado final de 77-46 não deixa dúvidas quanto à diferença que existiu entre as duas formações. No grupo que discute posições entre o 5º e o 8º Israel e Polónia venceram Inglaterra (50-62) e Bielorrússia (65-63) respetivamente, marcando novo encontro para amanhã na discussão do 5º e 6º lugares, enquanto que bielorrussas e inglesas decidirão quem será 7º.  Na parte de baixo da tabela, a Estónia bateu a Noruega (51-41) e espera pelo jogo de amanhã que vai opor a Irlanda e as norueguesas para saber quem ocupará o último lugar.  No grupo que discute o 12º ao 14º posto foi a Alemanha que levou a melhor sobre a Suiça (52-65) e amanhã defrontará a Roménia.  Finalmente, no grupo que discute os primeiros lugares da metade inferior da tabela, o Luxemburgo derrotou a Eslovénia (63-60).  Foi um inicio de jogo bem conseguido pela formação nórdica que trazia a lição bem estudada em termos defensivos causando muitos transtornos ao ataque português. Resultado disso mesmo eram os 13-10 no terminus do primeiro período. A toada manteve-se até aos últimos 5 minutos da primeira parte. Portugal conseguiu então um parcial de 13-3 e saltou para uma vantagem de 11 pontos com que se atingiu o intervalo (31-20)  Na saída dos balneários as jogadoras lusas entraram decididas a resolver o assunto. Se assim o pensaram melhor o fizeram. Permitindo apenas 11 pontos em 15 minutos e conseguindo 32 que, à passagem do minuto 35 davam a maior vantagem no encontro (63-31). Começava a festa e a gestão do resultado que o brio finlandês ainda conseguiu reduzir para os 24 pontos finais.  Hoje podíamos destacar várias atletas individualmente mas optamos antes por destacar o conjunto que esteve dentro de campo e, uma vez mais, o sexto jogador e o incansável apoio que transbordou para dentro de campo. Para todos nós, que tivemos o privilégio de assistir, foi simplesmente inesquecível e memorável a página histórica que hoje se escreveu.  Amanhã, estaremos todos juntos para conseguir o título. Às 18h30, no CDC de Matosinhos todos seremos poucos para ajudar a nossa selecção a chegar ao título. Vem apoiar! Não faltes! 

in fpb

O site basketotal.com, felicita todas as atletas e staff, por este magnífico feito do basquetebol português.

sexta-feira, 09 de agosto de 2013

Portugal soma e segue...

 

A cada dia que passa o CDC de Matosinhos continua a encher-se de público e a assistir a excelentes exibições da equipa de Portugal que não tem defraudado as expectativas. Hoje foi mais um triunfo robusto (57-87) e a confirmação de um lugar nas meias-finais com um registo incólume no que toca a vitórias. Foi dia também de “torres gémeas” com Chelsea Guimarães (25 pts e 12 ress) e Maria Kostourkova (23 pts e 16 ress) a varrerem as tabelas e o jogo. No que se refere à discussão pelas primeiras oito posições da tabela e, fundamentalmente, pelos 4 lugares nas meias finais, a Sérvia venceu a Finlândia (60-73), próxima adversária de Portugal, e garantiu o primeiro lugar e, em virtude disso mesmo, irá defrontar a Dinamarca que, ao derrotar Israel (49-70) relegou a Polónia para a discussão do 5º ao 8º lugar. Entretanto, na parte inferior da tabela, a Ucrânia e o Luxemburgo venceram frente às equipas da Irlanda (46-76) e Estonia (43-62) garantindo presença no grupo L onde se disputarão as posições entre o 9º e o 11º, juntamente com a Eslovénia que já ontem tinham garantido esse objectivo. Já as irlandesas e estonianas juntam-se à Noruega que perdeu hoje com a Alemanha (23-73), formação que disputará com Roménia e Suiça a melhor classificação entre o 12º e o 14º. 
Se dúvidas existiam a equipa portuguesa tratou de as desfazer logo no arranque. Excelente inicio de Portugal, em especial no aspecto defensivo que permitiu conquistar uma distância na ordem da dezena de pontos no final dos primeiros 10 minutos. A Polónia tentou esboçar uma reacção mas as jovens portuguesas não facilitaram e foram paulatinamente aumentando a distância que, ao intervalo, se cifrava em 23-39.
Apesar dos números confortáveis Portugal continuo a jogar de forma intensa eliminando assim qualquer tentativa de aproximação polaca. No final do terceiro parcial o fosso já ultrapassava a vintena de pontos favoráveis às cores lusas 41-62 e o último período afigurava-se como a confirmação da superioridade lusa. Assim foi. As pupilas de Ana Catarina Neves não reduziram a intensidade do seu jogo e à passagem do minuto 37 atingiam a maior vantagem no score – 32 pontos. Mais uma vitória garantida, invencibilidade mantida e encontro marcado com a Finlândia nas meias-finais, no Sábado, às 20h45 no CDC de Matosinhos. 

 

in fpb

Novidades no CAB ...

 

O Conselho de Administração da SAD acaba de anunciar a continuidade na equipa sénior masculina de José Luís Correia, Nuno Baptista, carlos Bettencourt e Nuno Sousa. Enquanto, para José Luís, este será o terceiro ano ao serviço da equipa masculina do CAB, já Nuno Baptista, Carlos Bettencourt e Nuno Sousa vão para o segundo ao ao serviços dos Amigos.

quinta-feira, 08 de agosto de 2013

Calendário Proliga disponível.....

 

Já está disponível para consulta o calendário provisório do Campeonato da Proliga. (carregar na imagem do lado esquerdo).

TRANSFERÊNCIAS

Já está disponível o quadro de transferências da Liga Masculina, referente à época 2013/2014. Durante o dia de hoje será acrescentado o quadro da Proliga. E nos próximos dias, Liga Feminina e 1ªDivisão Feminina.

Para que estes quadros estejam sempre atualizados, agradecemos a quem tenha novidades de entradas, saídas ou permanências, o favor de comunicar:

jtsantos@basketotal.com ou geral@basketotal.com

ou mfsports.miguel@basketotal.com

VI CAMPEONATO DA LPB

LIGA MASCULINA

 Clubes

Entradas

Saídas

Permanências

SPORT LISBOA BENFICA

Treinador:

CARLOS LISBOA

- Mário Fernandes ex. Académica       

- Carlos Ferreirinho ex. Sampaense                            

- David Weaver ex. Dnipro Azot

- Jobey Thomas ex. Basket Barcellona

 

- Miguel Minhava Galitos   

- Ricky Franklin         

- Heshimu Evans           

- Élvis Évora

- Lacedarius Dunn

 

- Fred Gentry                    

- João Gomes                  

- Seth Deliboa                 

- Tomás Barroso               

- Pedro Belo                   

- Diogo Carreira    

- Claúdio Fonseca 

- Carlos Andrade        

- Artur Castela  

             

 

ACADÉMICA

Treinador:

JACINTO SILVA

 

- Mário Fernandes Benfica

- Arnett Hallman Chartres - França

- João Balseiro Guimarães

- Fernando Sousa

- Bruno Costa

- Pedro Rebelo

CAB MADEIRA

Treinador:

JOÃO FREITAS

 

- Jason Smith KFI - Filândia

- João Guerreiro Guimarães

- André Pinto Ovarense

- Jaime Silva Illiabum

- José M. Coego Logrono

- Fábio Lima

- Shaw Jackson

- José Correia             

- Nuno Baptista

- Jorge Coelho

- Fábio Lima                 

- Carlos Bettencourt                   

- Nuno Sousa  

             

      

OVARENSE

Dolce Vita

Treinador:

CARLOS PINTO

- André Pinto ex. CAB

- Mário Gonçalves Iliabum

 

- Fernando Neves             

- José Barbosa                 

- Pedro Costa                   

- Miguel Miranda  

- Cristovão Cordeiro  

- Emanuel Sá

- Sergi Cool   

- Nuno Morais

 

VITÓRIA

SPORT CLUBE

Treinador:

FERNANDO SÁ

- João Guerreiro ex. CAB

- Pedro Pinto ex. Galitos       

- Miguel Toreia ex. GDB Leça

- João Balseiro ex. Académica

 

- André Bessa Dragon Force

- Ivan Almeida Lille - França

- James Robert

- Dain Swetalla

- Charlie Swiggett

- Joel Almeida Sampaense

 

- Paulo Cunha  

- José Silva               

- Francisco Oliveira      

- Carlos Areias

BARCELOS

HotelTerçoGive

Treinador:

JOSÉ RICARDO

- Pedro Silva ex. Mondorf

 

- Marko Loncovic

- Matic Sirnik

- Bajtus Patryk

- Nuno Oliveira

- Rui Coelho

- André Silva

- António Pedro

- Carlos Fechas

- Ricardo Correia

- Bartolo Dias

 

SC LUSITÂNIA EXPERT

Treinadores:

NUNO BARROSO

PAULO BAIETA

- Fernando Ferreira ex. Terceira Basket                                

- Flávio Gomes ex. AngraBasket

- Jordan Butts ex.Belhaven College

- Zane Campbell ex. Universidade de Alabama

- Augusto Matos ex. Desportivo de Maputo

 

- Mohamed Camara Oliveirense

- Durrel Nevels

- John Huggins    

- Augusto Sobrinho

- Pedro Matos          

- Marcel Momplaisir         

- Carlos Dias                     

- Frederico Bettencourt       

- David Tavares                

- Miguel Freitas   

- Claúdio Bettencourt

- Miguel Amam              

SAMPAENSE BASKET

 

Treinador:

JOSÉ CALABOTE

 

- Amarildo Matos ex. Desportivo de Maputo

- Joel Almeida ex. Guimarães

- Cris Ware

- Rory Spencer

- J. Durrell

- Carlos Ferreirinho Benfica

- Stefan Djukic Worcester Wolves

- Daniel Kravtsov Terceira Basket

 

- André Cabalote       

- Diogo Gonçalves            

- Hélder Carvalho

GALITOS - TLEY

Treinador:

ANTÓNIO PAULO FERREIRA

- Eugénio Silva ex. Iliabum

- Alexandre Coelho ex. Illiabum

- Cesaltino Neto ex. Seixal

- André Clérigo ex. Belenenses

- Danilson Vieira ex. Algés

 

- João Fernandes         

- Daniel Machado            

- José Pedro

- António Tavares

   

 

ALGÉS 

Treinador:

ANDRÉ MARTINS

      

- Francisco Amiel ex. BAC

- Benvindo Mendes ex. Seixal

- Henrique Piedade ex. Estoril Basket 

- Jamarkus Holt Starwing - Suiça

- Daniel Monteiro

- João Manuel

- Danilson Vieira Galitos

-  António Pires        

- Diogo Ventura          

- Rui Quintino

- Josimar Cardoso

- Diogo Correia

 

UD OLIVEIRENSE

Treinador:

RUI ALVES

 

- Mohamed Camara ex. Lusitânia  

- João Soares ex. Planasa Navarra   

- Sérgio Salvador Treinador

- Nuno Cortez

- João Barbosa

- João Reveles

- André Pereira

- Carlos Resende

- Renato Azevedo

- João Abreu

- André Carvalho

- Rui França

- Nélson Costa

MAIA BASKET

Treinador:

VICENTE GUERRERO

- Michel Diouf ex. Ferrol

- Erik Quinatela ex. Breogan

 

- Rui Silva Treinador

- Rui Marques

- Tiago Gavina

- André Dara

- Nuno Marçal

- Paulo Diamantino

- Pedro Tavares

- Ricardo Pinto

- João Diamantino

- Pedro Catarino

- Carlos Gonçalves

- João Albano

- Rui Sousa

 

 

Portugal continua imbatível...

 

Mais uma enchente de público e de bom basquetebol no Centro de Congressos e Desportos de Matosinhos. As jovens portuguesas continuam no seu caminho rumo às meias-finais e ao objectivo principal de subir à Divisão A europeia. Hoje foi Israel que se vergou perante o poderio da equipa portuguesa que não vacila e continua a vencer quem aparece pela frente (57-40). Este resultado garante praticamente o apuramento para as meias finais e só uma catástrofe frente à Polónia, que hoje baqueou frente à Dinamarca (84-66). No outro grupo já se conhecem os semifinalistas. Depois de um mau começo de campeonato a Finlândia “engatou” nas vitórias e não mais perdeu. Hoje derrotou a Bielorrússia (40-53) e garantiu desde logo a presença na luta pelo pódio. Já a Sérvia continua invicta, tal como Portugal, e hoje atropelou a Inglaterra (80-44). Não foi uma partida fácil apesar dos 17 pontos de diferença no final. Israel é uma equipa aguerrida e bem organizada e na primeira parte colocou inúmeras dificuldades ao conjunto luso conseguindo, inclusive, estar na frente a meio do segundo parcial por 7 pontos (11-18). A equipa portuguesa arregaçou as mangas e nos últimos 2 minutos da primeira parte conseguiu não só reduzir a distância como sair para o intervalo na frente – 21-18. A segunda parte foi totalmente diferente uma vez que o descanso fez bem às jogadoras lusas que entraram determinadas e, com um bom 3º período, começaram a cavar um fosso acima das dezenas. O último período não mudou a atitude da nossa seleção e à passagem do 2º minuto Portugal atingia a maior diferença do encontro (49-27) e a vitória no encontro estava praticamente garantida. Até final, foi gerir a diferença e rodar o plantel. Em mais uma excelente demonstração colectiva Maria Kostourkova (7pts e 16 ress), Carolina Bernardeco (13 pts, 5 roubos e 4 ass) e Sofia Almeida juntou 10 ressaltos aos 10 pts de Leonor Serralheiros e 13 pts de Sofia de Almeida. 
Amanhã, Portugal joga com a Polónia, às 20h45, no CDC de Matosinhos.

in fpb

Portugal perde...

 

Perder frente à Holanda por dois pontos de diferença (57-59), num jogo em que nada correu bem à equipa portuguesa, e em que cometeu demasiados erros não forçados, significa que é perfeitamente possível vencer fora de casa. A formação liderada por Mário Palma voltou a defender muito bem, mas em momentos chave do jogo, por falta de sorte, ou por não saber cuidar da posse de bola, permitiu sempre que o adversário permanecesse na liderança do jogo. Ainda assim, os atletas portugueses voltaram a demonstrar imenso crer, de tal forma que tiveram uma última posse de bola para vencer o encontro. Concentração total para o encontro da Estónia, para a desforra em solo holandês, no jogo que se pretende que seja decisivo para a atribuição do 1º lugar do grupo. O resultado no final da 1ª parte poderia ser bem mais favorável à equipa portuguesa. Não fossem os inúmeros turnovers, quase todos cometidos quando partiam para situações de contra-ataque, e a falta de algum coletivismo e disciplina tática a executar os movimentos ofensivos. Valeu aos comandados de Mário Palma os tiros de longa distância, 5 convertidos nos primeiros 20 minutos de jogo, para se manter na discussão do resultado. 
Já que defensivamente, a formação portuguesa esteve muito bem, a resolver com eficácia os bloqueios diretos (influenciando para a linha final), muito bem nas situações de 2x1 sempre que a bola entrava na posição de poste baixo, e a trocar quase sempre com sucesso os bloqueios indiretos nas ações ofensivas holandesas. 
Só os centímetros traíram a perfeição defensiva, já que os jogadores interiores da Holanda conseguiram segundos lançamentos fáceis, fruto do bom desempenho na tabela ofensiva. Um cesto com falta, no último segundo do 1º tempo, fazia com que Portugal fosse para o descanso a perder por sete pontos de diferença (26-33). 
No recomeço da etapa complementar a equipa portuguesa voltou a ser mortífera nos lançamentos triplos, se bem que demonstrasse maior fluidez ofensiva, na procura do melhor jogador para efetuar o lançamento. Reflexo desse acerto atacante foi o empate a 44 pontos conseguido já perto do final do 3º período. Ainda assim, foram os holandeses a terminarem melhor o quarto, já que lideravam por quatro pontos (48-44). 
No derradeiro período, tudo parecia complicar-se para a equipa portuguesa. Com um parcial de 5-0, a Holanda conseguia a maior vantagem no encontro (53-44), fazendo o técnico Mário Palma parar o encontro de imediato. Mesmo cometendo demasiados erros, muitos deles não forçados, Portugal mostrava a sua raça, recusando-se a entregar-se antes do final do encontro. Sem querer encontrar desculpas, Portugal não teve a sorte do jogo, vários cestos holandeses convertidos em cima dos 24 segundos, algumas decisões de arbitragem duvidosas, mas acima de tudo demasiados erros em que as posses de bola eram oferecidas ao adversário. 
Ainda assim, e sem ter estado bem no ataque, Portugal dispôs de uma posse de bola a 16 segundos do final do encontro para vencer o jogo. O lançamento triplo não entrou, mas fica a sensação que Portugal pode perfeitamente bater-se pela vitória na Holanda, discutindo assim o 1º lugar do grupo, até porque a derrota por dois pontos (57-59) de diferença é perfeitamente ultrapassável no confronto direto. Convém não esquecer que, antes disso, Portugal terá de defrontar a equipa da Estónia, um adversário que se desloca ao nosso país sem qualquer tipo de pressão pois não tem nada a perder. 
João Betinho foi o melhor marcador português com 15 pontos, bem como aquele que melhores momentos de espetáculo proporcionou. O poste Cláudio Fonseca (10 pontos e 5 ressaltos) bateu-se galhardamente com as torres holandesas, e João Santos (10 pontos, 2 ressaltos e 2 assistências) foi o terceiro elemento português a terminar o jogo na casa das dezenas. Referência ainda para o facto de Portugal ter desperdiçado sete lances-livres (10/17 – 58.8%), que num jogo decidido por dois pontos acaba por ter relevância acrescida.

 

in FPB

quarta-feira, 07 de agosto de 2013

Flávio reforça Lusitânia...

 

A equipa do Lusitânia, continua a preparar a próxima época, após anunciar a continuidade do treinador e a renovação de vários jogadores, ontem anunciou a contratação de Flávio Gomes (ex. AngraBasket).

terça-feira, 06 de agosto de 2013

Portugal acaba 1ªfase imbatível...

 

Além de mais uma grande exibição da equipa portuguesa, a primeira palavra tem que ser para o sexto jogador. Matosinhos continua a criar um ambiente fantástico ao redor da nossa seleção que devolve com empenho e basquetebol de muito boa qualidade. Mais uma clara vitória (52-70) sobre a Alemanha, equipa com aspirações mas que se vê relegada da primeira metade da tabela em detrimento da Dinamarca que, naturalmente, derrotou a Irlanda (89-63). No grupo A também a Sérvia logrou a invencibilidade no jogo que decidia o 1º lugar infligindo a primeira derrota à Bielorrússia (70-40). A Ucrânia garantiu o 3º lugar deste grupo ao vencer a Noruega (44-65).No grupo B, e depois de um mau começo na prova, a Finlândia conseguiu recuperar e, ao bater a Inglaterra hoje (57-46) obteve o 1º lugar no seu grupo. No outro jogo, de nada serviu a vitória do Luxemburgo sobre a Roménia (44-50) ficando estas duas equipas relegadas. No grupo D foi dia de emoções fortes. Israel começou por fazer a sua obrigação vencendo a Estónia (64-46) que termina esta ronda sem triunfos. Mas para se qualificar precisava que a Polónia se mantivesse invicta frente à Eslovénia. Mas teve que sofrer até ao último segundo com as eslovenas a venderem cara a derrota (60-58) e, consequentemente, perderem uma presença nos primeiros 8. Sabia-se que este podia ser o jogo mais difícil de Portugal na primeira fase. E a primeira parte assim foi. Os primeiros minutos foram de equilíbrio e à passagem dos 6 minutos e meio, um cesto germânico dava a última vantagem às alemãs. Assistiu-se então a um excelente período de basquetebol por parte de Portugal que até final do primeiro parcial apenas permitiu um ponto marcando 8 (9-15). Se terminou bem, melhor começou com 7-0 nos primeiros 2 minutos do 2º período colocando o resultado em 9-22. As jogadoras lusas não abrandaram e à passagem do 4º minuto Portugal conseguia a maior diferença – 15 pontos. Foi altura da reacção alemã. Melhorando na defesa ao jogo interior luso, conseguiram encurtar distâncias até 7 pontos perto do intervalo. No entanto, um cesto com falta permitiu os 3 pontos que repuseram vantagem de dois dígitos na saída para o intervalo (25-35). A segunda parte começou na mesma toada mas sensivelmente a meio do 3º período Portugal deu um “salto” no marcador colocando o jogo a 16 pontos e, à entrada para os decisivos 10 minutos, 38-53. Não abrandou a equipa lusa e a cerca de 3 minutos do fim detinha a maior vantagem do encontro (42-68). A selecionadora Ana Catarina Neves aproveitou então para retirar algumas das jogadoras mais influentes e a Alemanha aproveitou para atenuar os estragos finais (52-70). Carolina Bernardeco (15 pts e 4 roubos) e Maria Kostourkova (17 pts e 8 ress) assumiram o destaque individual neste jogo num coletivo que vale pelo forte conjunto e união. Amanhã, as equipas que disputarão os lugares entre o 1º e o 8º descansam pelo que Portugal só volta a jogar dia 7, pelas 20:45 horas, frente a Israel. 

in fpb

Rui Alves treina Oliveirense...

 

Rui Alves é o novo treinador da equipa sénior da Oliveirense, substituindo Sérgio Salvador, além da equipa sénior Rui Alves acumulará também o cargo de Coordenador de todos os escalões de formação. A equipa de Oliveira de Azeméis que está de regresso ao escalão máximo do basquetebol português.

Mais reforços para o Galitos...

 

Alexandre Coelho (ex. Illiabum) e Eugénio Silva (ex. Illiabum), juntam-se a Miguel Minhava nos reforços da equipa do Galitos. A equipa do Barreiro irá continuar a ser orientada por António Paulo. De saída está António Tavares, que vai regressar ao Barreirense.

segunda-feira, 05 de agosto de 2013

Portugal entra com a "mão direita"...

 

Portugal começou com a "mão direito" a qualificação para o Eurobasket'2015. A equipa nacional derrotou a Estónia, em Tallin, por 72-66, num encontro muito importante para as aspirações de apuramento, em que a Seleção mostrou atitude, garra e muita determinação.

Calendário LBP disponível.....

 

Já está disponível para consulta o calendário provisório do Campeonato da Liga Masculina. (carregar na imagem do lado esquerdo).

sábado, 03 de agosto de 2013

Minhava reforça Galitos...

 

Miguel Minhava (ex. Benfica), é novo reforço do Galitos do Barreiro. Minhava está de regresso ao Barreiro, mas para representar o Galitos, depois de ter feito a sua formação no Barreirense, e ter passado pelo Belenenses antes de ingressar no Benfica, onde era capitão.

Mais novidades no Lusitânia...

 

No Lusitânia, após a renovação de Marcel, Sobrinho, Pedro Matos, David Tavares, Carlos Dias, Frederico Bettencourt, Miguel Freitas, os terceirenses anunciaram a contratação de Fernando "Mangueira" (ex. Terceira Basket). Ficando-se ainda a saber que Mohamed Camara não continuará  a representar a equipa orientada por Nuno Barroso, e ao que tudo indica está a caminho do Algés.

sexta-feira, 02 de agosto de 2013

Portugal entra a vencer...

Bola ao Ar em Matosinhos. Ontem realizaram-se os primeiros 8 encontros dos 62 que se jogarão no Europeu de Sub 16 Femininos. Realizou-se também a cerimónia de abertura do evento com a presença do Secretário Geral da FIBA Europe, Kamil Novak, do Presidente da C. M. De Matosinhos, Guilherme Pinto e de Mário Saldanha, Presidente da F.P. Basquetebol.

Portugal entrou em beleza no 1º dia de competição com uma importante vitória sobre a Dinamarca (35-83) numa partida em que dominou por completo as adversárias. No outro jogo do grupo C, a Alemanha cilindrou a Irlanda (38-88). Nos restantes jogos do dia, destaque para as vitórias apertadas de Israel sobre a Eslovénia (59-53) no grupo D onde a Polónia também entrou bem derrotando a Estonia (43-55). No Grupo B, A Inglaterra superiorizou-se à Roménia num jogo de emoções (55-58) e o Luxemburgo alcançou aquela que foi, provavelmente a surpresa do dia ao vencer a Finlândia por (48-45). Finalmente no Grupo A, Servia e Suiça foram mais fortes e impuseram resultados claros frente a Ucrânia 41-72) e Noruega (72-25).

Foi um jogo dominado de principio a fim pelas jogadoras lusas com particular destaque para as “torres gémeas” da equipa Maria Kostourkova (30 pontos e 15 ressaltos) e Chelsea Guimarães (19 pontos e 16 ressaltos) que limparam autenticamente as tabelas fazendo mais de 30 ressaltos e mais pontos (49) do que equipa adversária no seu conjunto. 
Logo no primeiro período, Portugal conquistou uma almofada de 11 pontos de vantagem, com excelentes 10 minutos iniciais (8-19). O segundo parcial foi o menos conseguido e permitiu às dinamarquesas vencer o período embora o intervalo chegasse com 21-30 favoráveis às lusas. 
A segunda parte foi demolidora com as jogadoras portuguesas a arrancarem para um triunfo confortável. O 3º período praticamente resolveu as dúvidas em relação ao vencedor do jogo com Portugal a fazer um score de 10-26 e a entrar no último período com 25 pontos à maior (31-56). Daí até final foi gerir, rodar a equipa e, inclusive, aumentar distâncias para uns esclarecedores 48 pontos de diferença (35-83). 
Hoje, só se joga o Grupo A com a Bielorrússia a estrear-se na competição frente à Ucrânia (16.15 horas) e a Sérvia a defrontar a Suíça num duelo entre as duas formações que hoje triunfaram (18:30 horas).

 

Sorteio da LBP...

 

Realizou-se ontem o sorteio do Campeonato da Liga Portuguesa de Basquetebol Masculino e da Troféu António Pratas. Neste Troféu os grupos ficaram assim distribuídos: Norte (BC Barcelos, Maia Basket, Guimarães), Centro Norte (Ovarense, Oliveirense, CAB  Madeira), Centro Sul (Sampaense, Académica e Lusitânia) e Sul (Benfica, Galitos e Algés).

Já o sorteio ditou a seguinte a 1ª jornada:

Campeonato da LPB

27 de outubro de 2013

00:00

Maia Basket

-

Oliveirense

1ªjornada

00:00

Sampaense

-

BC Barcelos

1ªjornada

00:00

Guimarães

-

CAB Madeira

1ªjornada

00:00

Lusitânia

-

Académica

1ªjornada

00:00

Galitos

-

Benfica

1ªjornada

00:00

Ovarense

-

Algés

1ªjornada

Moncho orienta Dragon Force...

 

Moncho Lopez irá orientar a equipa da Dragon Force, na estreia na Proliga. Após um ano em que exerceu apenas as funções de coordenação do clube.

Comp. Nacionais

Comp. Internacionais